Os melhores superalimentos para ter uma gravidez saudável

A gravidez é uma fase em que as mulheres têm de prestar especial atenção ao seu estado de saúde. É importante manter uma dieta saudável e equilibrada para que o bebê se desenvolva com normalidade, e para que a mãe não sofra de nenhuma falta durante esse período de nove meses.


Se você está grávida, não desista de comer tudo o que lhe apetecer, mas é que a sua dieta não falte nenhum dos nutrientes essenciais. Para isso, incorpora à sua alimentação diária algum destes superalimentos, e desfrute com tranquilidade deste belo momento de sua vida.


Os legumes de folha verde


Uma das carências mais comuns que costumam sofrer as grávidas é a falta de ferro. E é que neste período de mudanças, e sobre tudo depois do parto, as reservas de ferro no organismo da mãe costumam descer do produto. Um dos melhores alimentos que você pode consumir durante a gravidez são as verduras de folha verde, especialmente os espinafres. E é que o seu alto teor em ferro e em vitamina c, ajudam a mãe a sentir-se mais vital, tanto antes como depois de dar à luz.


Mais razões por que comer espinafre



Os frutos do mar com casca


Os mexilhões, amêijoas, as facas ou os berbigões, também estão catalogados de superalimentos na fase da gravidez. E é que, além de serem muito ricos em ferro, contêm uma grande quantidade de minerais essenciais que ajudam a combater os estados de fadiga e astenia típicos da mulher grávida. Sim, você tem que tomar cuidado na hora de consumi-los, e garantir que estejam sempre bem cozidos ou passados a ferro, para evitar qualquer tipo de intoxicação alimentar.


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Os lácteos


A mulher grávida precisa também de uma importante ingestão diária de cálcio porque, além de que o seu corpo se prepara para enfrentar a fase de amamentação, os ossos da mãe podem sofrer um processo de descalcificação acelerado depois do parto.


Cada copo de leite que consuma a mãe, lhe dará em torno de 1.000 mg de cálcio, ou o que é o mesmo, 30% da quantidade diária recomendada de cálcio na gravidez. Isso sim, é preferível consumir leite semi-desnatado ou leite inteiro, para ter certeza de estar tomando todo o cálcio de que precisamos.


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A banana


Durante a gravidez é normal também sofrer de cansaço ou fadiga, especialmente as mães que têm mais filhos, e têm muitas tarefas que atender, tanto dentro como fora de casa. Um aliado perfeito para combater os estados de fadiga é a banana, uma fruta rica em potássio que, além de fornecer muita energia para a mãe, a bananatambém irá ajudá-lo a combater os indesejáveis cólicas que costumam sofrer durante o terceiro trimestre da gravidez.

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As leguminosas


A futura mamãe também precisa de um aporte extra de proteínas para se sentir mais saudável. Por isso, é muito recomendável a ingestão de proteínas de origem vegetal que estão presentes, sobretudo, nas leguminosas. Um copo de lentilhas, por exemplo, contribui com cerca de 15 gramas de proteínas, e um copo com 100 gramas de grão-de-bico, contém cerca de 19 gramas de proteínas.


O brócolis


O ácido fólico é outro dos nutrientes que deve estar presente na dieta de mulheres grávidas, especialmente durante o primeiro trimestre de gestação, pois evita algumas malformações no tubo neural do feto. Um dos alimentos estrela, e que mais quantidade de ácido fólico, contém, é o brócolis. Além disso, esta extraordinária legumes também fornece fibra, vitamina C e muitos outros antioxidantes, como a mãe gestante.

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